Menu

Anime Home

^^Radio Blast^^

sábado, 11 de setembro de 2010

^^Viva a vida dos Cosplayers^^



Anime Friends -2008/2009/2010

Não sei quanto a você, mas a coisa que eu acho mais legal nesses eventos são os famigerados cosplayers, as pessoas que se vestem como seus personagens favoritos. Não fui às últimas duas edições da AF, mas vi imagens o suficiente para ter a opinião de que boa parte dos cosplayers não eram muito bons. Esse ano, parece que as coisas mudaram. Havia muitos realmente bem feitos (como um Vincent Valentine e os Thundercats), outros muito criativos – como o Jigsaw, de jogos mortais, um dos mais adorados do evento, ou o Cactuar de Final Fantasy, e até mesmo aqueles que são bem fáceis de fazer, mas mesmo assim ficam legais de ver, como o L de Death Note.

Ah, claro, e tenho que deixar registrado aqui (apenas em palavras) a multidão de pessoas com a capa da Akatsuki, de Naruto Shippuuden. Duas coisas são incríveis sobre isso: primeiro, como essa capa fica bem em qualquer pessoa. É impressionante, não importa sua cor, tamanho, peso, enfim, é algo muito legal de se usar em eventos. É claro que sair com isso na rua não deve ser visto muito bem pelas pessoas, mas a capa cai bem até mesmo se você não tiver braços. A segunda coisa incrível é… ver como a grande maioria ainda se mantém fiel a Naruto, mesmo com os quase dois anos de fillers que se sucederam na primeira fase, antes do Shippuuden. Não que eu esteja falando mal do anime em si, que é ótimo.

Vou além, dizendo que o palco cosplay era a melhor atração do evento todo. A já famosa apresentadora Plu – que muita gente odeia, mas eu particularmente adoro – junto com o outro apresentador conhecido como PenPen (ou algo assim =p) seguraram a onda pro quase todos os dias de evento, tendo que aguentar um monte de apresentações enfadonhas no processo. Parabéns para eles!

Não que todas as apresentações cosplay fossem ruins, longe disso. Algumas foram muito boas, como uma luta de Squall, Zell e Rinoa contra um funkeiro ou algo assim, onde eles só conseguiram vencer escrevendo o nome dele no Death Note, ou outra de umas Sailor Moon… barbadas, que foi extremamente engraçada. Como já disse, o nível esse ano foi muito bom.

Anime Friends é o maior evento da América Latina direcionado a animes, mangás e cultura japonesa em geral e é uma versão adaptada da Super Amostra Nacional de Animes que acontece em Fortaleza desde 2001, apesar de também abrigar muitos fãs de séries americanas e outras vertentes da animação.Teve sua 1ª edição em julho de 2003 e conta hoje com um público superior a 120 mil pessoas todo mês de julho, atraindo caravanas de fãs de todo lugar do país e algumas caravanas de países da America Latina.

O evento trás uma série de atrações para entreter todo tipo de público: Animekê, Concurso Cosplay, Press Start, e a cada ano, uma novidade em termos de atração, como em 2009, com o salão Soho cortando cabelos nos mais variados estilos.

O Anime Friends também é muito conhecido pelos shows internaconais, tendo trazido várias vezes Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh, e outros cantores de anisongs e tokusongs de nome.

Para os mais “xiitas” dos fãs de anime que o evento está se voltando muito a “modinhas” e coisas sem relação com a temática do anime e do mangá. As principais reclamações do público se tornam cada vez mais verdade com o passar dos anos, cada vez menos coisas relacionadas à anime e mangá, como por exemplo, touro mecânico, pula-pula, briga de cotonetes, jogos de futebol, entre outros, além de shows de bandas sem a menor relação com animusic. Apesar disso, a mudança de local entre 2007 e 2008 já foi um grande avanço, tendo um ambiente que parece mais adequado a abrigar o imenso e exigente público do Anime Friends. Ainda assim o lugar não comporta o imenso público que comparece. O evento também conta com diversas salas de grupos de fãs, workshops e cursos, e ainda com stands e lojas de produtos específicos relacionados a anime, manga e cultura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário