Menu

Anime Home

^^Radio Blast^^

sábado, 11 de setembro de 2010

^^Pokémon^^




Sinópse
Anime

O anime é a segunda mídia mais importante de Pokémon e foi criado com o intuito de aumentar o valor da série. A Nintendo aproveitou a receptividade dos primeiros jogos junto às crianças para investir na produção de uma série de desenhos animados. Através da televisão, crianças que não possuíam Game Boys entraram em contato com Pokémon, expandindo ainda mais a área de influência da marca. Nos Estados Unidos, a boa receptividade dos primeiros jogos motivou a dublagem e lançamento do desenho em 1999. Pokémon tornou-se popular primeiramente com o lançamento da série de desenhos pelos canais Record e Cartoon Network no Brasil, e pelo canal SIC em Portugal.

O anime conta a história do garoto Ash Ketchum,[30] um garoto decidido a tornar-se o maior Mestre Pokémon de todos os tempos sendo reconhecido no mundo todo. Para poder iniciar sua jornada, acaba ganhando um Pikachu que odeia ficar dentro de Pokébolas e por isso segue viagem no ombro de seu treinador. Em sua jornada, Ash conhece duas pessoas que o acompanham: uma delas é Misty, uma garota que teve sua bicicleta destruída por Pikachu e passa a viajar com Ash para fazê-lo pagar por ela, e Brock, ex-líder de gínasio e um criador de Pokémon, que flerta com todas as mulheres. Ash e seus amigos sempre são perseguidos pela Equipe Rocket, formada por Jessie, James e Meowth, que a toda hora tentam derrotar e capturar Pikachu, sempre falhando.

O anime de Pokémon é divido em três fases. A primeira fase, chamada de Pokémon Série Original, que vai da primeira a quinta temporada, mostra a jornada de Ash pelo continente de Kanto e pelo continente de Johto. Na segunda temporada, Ash, Pikachu, Misty e um observador de Pokémon chamado Tracey Sketchit, que substitui Brock, viajam por arquipélago conhecido como Ilhas Laranja, para presenciar um torneio especial onde a maior parte das batalhas ocorrem na água.

A segunda fase é chamada de Pokémon Advanced Generation, que se compõe da sexta a nona temporadas, mostra a viagem de Ash, Pikachu, Brock e os irmãos May (uma garota que sonha em ser uma grande Coordenadora Pokémon, pessoas que participam de concursos de beleza junto de seus monstrinhos) e Max (um garoto que acompanha a jornada de Ash para seguir seus passos quando puder ter licença para ser um treinador Pokémon) pelo continente de Hoenn. Nessa fase, Ash participa de uma Liga Pokémon no continente e May, de Concursos Pokémon. Na nona temporada mostra, Ash volta a Kanto junto de seus amigos, onde ele faz parte de um desafio chamado Battle Frontier, o qual o objetivo é derrotar sete grandes treinadores para obter um prêmio especial.

A décima temporada inicia a fase chamada de Pokémon Diamond e Pearl, Ash, Pikachu e Brock viajam pelo continente de Sinnoh junto de Dawn (filha de uma grande Coordenadora Pokémon que, ao lado de seu amigo Piplup, quer ganhar todos os Super Concursos Pokémon do continente) em busca de mais uma competição. Nessa fase, os protagonistas ainda têm que impedir uma organização criminosa, chamada de Team Galactic, de acordar os lendários Dialga e Palkia, o que poderia causar a destruição do universo inteiro.

Além das dez temporadas existentes, há uma série de 22 episódios paralela às histórias da série principal, chamada de Pokémon Chronicles (lit. Crônicas Pokémon), que conta histórias cotidianas do mundo Pokémon e mostra diferentes protagonistas a cada episódio, na maioria das vezes Misty e Tracey. Há mais dois episódios separados, chamados de The Mastermind of Mirage Pokémon, um especial exibido na comemoração dos dez anos da série em 2006, e Pokémon Mystery Dungeon: Team Go-Getters Out of the Gate!, exibido para promover o lançamento de Pokémon Mystery Dungeon nos Estados Unidos.

Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, Porygon, o guerreiro virtual, quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos. Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa. Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por um ano antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho, e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.


Filmes

Para cada temporada de Pokémon, há um filme produzido especialmente para o cinema no Japão. Existem doze filmes já lançados e um em produção. Os filmes de Pokémon são mais sérios e trazem um enredo mais desenvolvido que o do anime. Os filmes quase sempre têm a salvação do mundo por Ash e seus amigos como pano de fundo, com exceção do oitavo filme. Cada filme tem um curta-metragem estrelando Pikachu e seus amigos em aventuras separadas de seus treinadores. Pokémon é a série de desenho com o segundo maior número de filmes já produzidos, atrás apenas de Em Busca do Vale Encantado, e também de Dragon Ball Z com 13 filmes já lançados os dois.

Os filmes de Pokémon começaram a surgir com o primeiro longa-metragem da série em 1998. O primeiro filme, chamado de Pokémon, o Filme: Mewtwo Contra-Ataca mostrava Ash e seus amigos face a face com um clone do Pokémon Lendário Mew, chamado Mewtwo, que estava disposto a extinguir os humanos e Pokémon do mundo com uma tempestade e povoá-lo com clones. O filme foi lançado pelos estúdios responsáveis pelo anime de Pokémon no Japão e foram distribuídos na América pela Warner Bros. No ano seguinte, foi lançado Pokémon, o Filme 2000: O Poder de Um. O segundo filme fazia de Ash um escolhido para acordar o Lendários Lugia e salvar o mundo da total destruição, apartando uma luta entre os três pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres, causado pelo aprisionamento de dois deles por um colecionador excêntrico. Como o primeiro filme teve um sucesso significativo nos Estados Unidos, a Warner Bros. decidiu distribuir o segundo nos cinemas também, mas sua bilheteria foi menor que a do filme anterior. Pokémon 3: Feitiço dos Unown contava a história de Molly, uma garota órfã de mãe que teve seu pai desaparecido em uma escavação. Nisso, os Pokémon-letra, conhecidos como Unown, transformam sua casa em um palácio de cristal, criando um Entei imaginário, que sequestra a mãe de Ash e o faz salvá-la antes que o cristal da mansão se expanda e cubra a maior parte do continente. Tendo a menor bilheteria dos três filmes, a Warner Bros. desistiu de distribuí-los.

Em 2001 Pokémon: Viajantes no Tempo foi lançado no Japão, onde um membro da Equipe Rocket vem do futuro para capturar o lendário Celebi, que protege as florestas e viaja no tempo. Para derrotar o agente Rocket, Ash precisa da ajuda de Sammy, um garoto do passado, e do cão lendário Suicune, os quais ele vai buscá-los. Tendo a ausência da Warner Bros. na distribuição dos filmes, a empresa Miramax o fez. Embora lançado em 2002 nos Estados Unidos, Pokémon 4 só foi lançado no Brasil em 2005, distribuído pela Europa Filmes. O quinto filme, chamado de Pokémon Heroes, é o último da série original e mostra Ash e seus amigos em uma cidade onde moram os guardiões da capital das águas, Latios e Latias, e Ash tem que salvá-los de duas vilãs que querem roubar suas almas.

O primeiro filme de Pokémon Advanced Generation foi Pokémon: Jirachi Wishmaker e foi o primeiro filme da série a ser lançado somente em DVD nos Estados Unidos. Nele, os protagonistas da fase do anime têm que proteger o lendário Jirachi, que aparece na Terra a cada 1.000 anos, de um antigo membro da organização maléfica Team Magma e seus Pokémon, um Absol e um falso Groudon. Em 2004, Pokémon: Destiny Deoxys foi lançado no Japão, onde Ash e seus amigos precisam investigar e descobrir quem é o Pokémon extraterrestre, Deoxys, e por quê o dragão Rayquaza está lutando com ele. Sendo ajudado por um garoto sem confiança em si próprio, Ash pára Deoxys e entende o porquê de ele estar brigando com Rayquaza. Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew foi lançado em 2005 no Japão. Quando Ash se depara com o desaparecimento de Pikachu, teletransportado junto com Mew e Meowth para uma árvore gigante nunca explorada antes, ele e seus amigos, ajudados por uma repórter, viajam com um Pokémon aprisionado dentro do bastão de um suposto herói por 1.000 anos, chamado Lucario, que não confia em humanos e acha que todos são infiéis aos seus Pokémon, por causa da traição de seu meste, o herói Sir Aaron. No desenrolar da história, Lucario descobre e revive momentos do seu passado e Pikachu, junto de Mew e Meowth exploram a gigantesca árvore. No nono filme, intitulado Pokémon Ranger and the Temple of the Sea, um pirata quer dominar os mares roubando ovo de Manaphy. Resgatado por um Pokémon Ranger, esse ovo choca e o bebê Manaphy escolhe May como sua mãe. Seguindo o rastro desse Pokémon, o Ranger e sua família, junto de Ash e seus amigos, descobrem o caminho para um templo lendário no fundo do mar, ao mesmo tempo que são seguidos pelo pirata maníaco.

Com o décimo filme, primeiro da geração Diamond e Pearl, inicia-se uma série de filmes denomindada A Guerra dos Deuses, que marca as lutas dos lendários Dialga e Palkia. O primeiro filme da saga, Pokémon: Rise of Darkrai, inicia a batalha dos dois Pokémon em Àlamos Town, uma cidade histórica. Enquanto Ash e seus amigos se hospedam na cidade, os dois Pokémon começam a brigar e mudar o tempo e espaço da região, ao mesmo tempo que Darkrai provoca pesadelos nos cidadãos. Lançado em 2008 no Japão, o segundo episódio da saga apresenta, além dos dois Pokémon lendários, outros três, Giratina, Regigigas e Shaymin. Pokémon: Arceus and the Jewel of Life trouxe formas novas para alguns Pokémon e detém um recorde no Guiness Book, o de filme com maior pré-venda de ingressos no mundo.

O 12º filme da série, foi lançado no dia 18 de julho de 2009 no Japão, sob o nome de Gekijōban Poketto Monsutā Daiyamondo to Pāru – Aruseusu – Chōkoku no Jikū he. Ele traz Heatran, Dialga, Palkia e Giratina, além de um Pichu especial com a orelha espetada, também conhecido como Notched Ear Pichu, e a provável aparição de Arceus, o Deus dos Pokémon. Nos EUA, será lançado sob o título de Pokémon: Arceus and the Jewel of Life, ou Arceus e a Joia da Vida.

O 13º filme, esta previsto para ser lançado no dia 10 de julho de 2010 no Japão segundo o site oficial do filme.O nome do filme será "Zoroark: The ruler of ilusion" em português "Zoroark: O governador da ilusão". O filme provavelmente tera em seu elenco Ash Ketchum, Brock, Dawn, Zorua, Zoroark, Suicune, Entei, Raikou, Celebi e outras personagens mostradas na lista de personagens do site do oficial do filme.

Protagonistas

* Ash Ketchum: Personagem principal do anime. Quer ser o maior Mestre Pokémon de todos os tempos.Ao decorrer da série,dá para perceber que Ash gosta de Misty, uma de suas "amigas".

* Pikachu: Foi o primeiro pokémon de Ash e é seu melhor amigo, e Pikachu acompanha Ash até os final de todos os episósios^^

Companheiros de viagem

* Misty: Após ter sua bicicleta destruida por Pikachu, seguiu Ash para fazê-lo pagar por ela, mas seu propósito muda no decorrer da série, pois ela demonstra ter criado profundos sentimentos com Ash. Atualmente cuida dos ginásio de Cerulean.

* Brock: Era líder do ginasio de Pewter City, mas após o retorno de seu pai, começou a viajar com Ash para ser o maior criador de pokémons de todos os tempos. Se apaixona por toda garota que vê.

* May: Decidiu acompanhar Ash por Hoen e pela Batalha da Fronteira para participar dos concursos e ser uma coordenadora. Está vivendo em Jotho com seus rivais Drew, Solidad e Harley. Sente um maior sentimento por Drew.

* Dawn: Viajou com Ash por Sinnoh para lutar nos concursos e ser uma coordenadora como sua mãe. Seu maior amigo é um Piplup, que foi seu primeiro pokémon.

Tracey Sketchit é um dos personagens protagonistas de Pokémon. Ele é um "Observador de Pokémons" e viajou com Ash e Misty durante a saga das Ilhas Laranja. Hoje ele ajuda o Professor Carvalho a cuidar de seu laboratório e passa a fazer visitas ao ginásio de Cerulean, frequentemente.
Tracey também é um ótimo desenhista e toda vez que encontrava um Pokémon novo (ou, as vezes, uma garota nova) ele o (a) desenhava em um de seus cadernos.

Rivais de Ash

*Gary Carvalho: Um garoto com quem Ash trombou na frente do Laboratório do Professor Carvalho e se tornou seu rival. Na série Johto, tornou-se um amigo de Ash e trabalhou com pesquisas Pokémon em Kanto, Johto e Sinnoh, aonde está agora.

*Richie: Um jovem treinador que é praticamente igual a Ash que participa da liga pokémon de Indigo. Mais tarde, ajuda a desvendar o caso do desaparecimento do professor Carvalho.

*Harrison: Rival de Ash na Liga Johto. Veio da região de Hoenn, mas foi para Johto para competir no campeonato. Posteriormente ajuda Ash a recuperar a tocha da Liga Johto.

*Morrison: Rival de Ash na Liga Hoenn.

*Tyson: Rival de Ash na liga Hoenn, onde foi o campeão. Possui Pokémon poderosos.

*Paul: Vindo da cidade Veilstone em Sinnoh. Ele não gosta de Pokémon fracos e tem o hábito de libertá-los, caso não sejam fortes o suficiente.

*Nando: Um Coordenador e Treinador Pokémon que adora música e sempre anda com uma harpa em forma de um Mew.

*Barry: Ele é um grande fã de Paul. Vai com Ash e sua turma até Canavale City, procurando treinar seus pokemons para ter uma revanche contra Fantina.

*Lyra (Kotone): Ela desafiou Dawn em uma batalha de exibição na cidade. Mesmo perdendo para Dawn, ela o presenteia com um ovo para Dawn e dele nasce um Cyndaquil e decide seguir Ash e cia em jornada.

Rivais de May

*Drew: Um Coordenador Pokémon, de LaRousse City, Hoenn. Ele é conhecido no continente Hoenn por ser um dos melhores Coordenadores da região.

*Robert: Apareceu no primeiro concurso de May e derrotou, sendo seu primeiro concurso, atuou em outros até grande festival e ajudou o Snorunt de Ash a evoluir num Glalie.

*Harley: Um Coordenador Pokémon que compete com May nos concursos.

*Solidad: Apareceu no planalto Indigo sendo uma das rivais de May, vindo da cidade de Pewter, cidade natal de Brock. Ela acaba derrotando May no planalto Indigo. Atualmente compete com May em Johto.

Rivais de Dawn

*Zoey: Nasceu na cidade de Snowpoint City, no continente de Sinnoh. Zoey foi a responsável pela troca de Aipom e Buizel.

*Nando: Um Coordenador e Treinador Pokémon que adora música e sempre anda com uma harpa em forma de um Mew.

*Kenny: Nasceu na cidade de Twinleaf Town, no continente de Sinnoh. Ele estudou junto com Dawn, e atualmente é um Coordenador Pokémon em jornada.

*Ursula (Urara no original): Na copa Wallace, ela foi eliminada na primeira fase e na cidade de Chocovine (Akebi Town no original), batalha com Dawn em sua próxima fita, sendo vencida pelo Pachirisu de Dawn.

**Jessie, James e Meowth** São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus.

**Cassidy e Butch** São dois membros da Equipe Rocket. Cassidy é rival de Jessie, as duas competem e se odeiam desde a academia de treinamento. Todos os pesonagens confundem o nome de Butch, chamando-o de Bitch, Hitch, Biff e outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário