Menu

Anime Home

^^Radio Blast^^

terça-feira, 28 de setembro de 2010

^^Cowboy Bebop^^





Sinópse

Enredo

Corre o ano de 2071 e muitas mudanças ocorreram: a tecnologia evoluiu; a população da Terra migrou para outros planetas do Sistema Solar, vivendo em colônias. A população aumentou consideravelmente e, com ela, o número de criminosos. A polícia espacial (ISSP, Inter Solar System Police, em inglês), não podendo dar conta de todos os bandidos, recorre ao auxílio de cowboys: verdadeiros caçadores de recompensas espaciais.


Influências

As influências em Cowboy Bebop são muitas e variadas. A maior parte delas está na cultura americana: do cinema, incluindo filmes mobster e de velho-oeste à liberdade do jazz da década de 1940 (Bebop). Também tem influências dos filmes de Kung Fu das décadas de 1960 e 1970. As habilidades e o seu estilo de arte marcial (Jeet Kune Do) vieram do grande lutador Bruce Lee - tais influências são vistas várias vezes durante a série. O nome do procurado no segundo episódio é Abdul Hakim, tirado do filme de Bruce Lee Game of Death, estrelado também por Kareem Abdul-Jabbar, que interpretou um personagem chamado "Hakim". Em outras duas ocasiões, Spike também faz uma citação sobre Enter the Dragon e Way of the Dragon, outros dois filmes de Bruce Lee.

Alguns personagens da série também tem influências de Lupin III, um clássico da animação japonesa. O estilo de roupa de Julia e o "carisma" de Faye são claramente baseados na personagem Fujiko. A influência de Jet veio do parceiro de Lupin Jigen. Já Spike foi baseado no próprio Lupin.
Watanabe parece gostar de música brasileira. No filme e na série aparecem três simpáticos velhinhos com os nomes de Antônio, Carlos e Jobim. Tom Jobim é um grande nome da Bossa Nova.

A nave MONO de Spike Swordfish II foi inspirada na Fairey Swordfish, um bombardeiro britânico da Segunda Guerra Mundial. O episódio Pierrot Le Fou, cujo título faz referência ao filme homônimo de Jean-Luc Godard, foi influenciado pela revista de Alan Moore, V de Vingança, e foi um tributo a HQ. Muitas das seções de Cowboy Bebop têm um quê de ar cinematográfico, baseado em outros filmes. Essas homenagens incluem 2001: A Space Odyssey, The Crow, John Woo, Alien, Star Trek, Dirty Harry,Meu Ódio Será Tua Herança e Shaft - em Mushroom Samba, um homem diz que é "o irmão mais novo dos irmãos Shaft".Não podemos esquecer também da grande influência do gênero film noir.

No episódio "Cowboy Funk" percebe-se uma referência musical à trilha sonora dos filmes de velho oeste feitas por Ennio Morricone. Assobios durante a música e guitarras usadas para esse estilo musical são características únicas de suas composições.

Sistema MONO

A maioria das naves foi projetada para apenas uma pessoa e possuem um moderno sistema de piloto automático. Estas naves funcionam sob o Machine Operation Navigation of Outer Space, ou MONO. Este auxilia o piloto em tudo, desde pousos e decolagens até definir a rota de viagem.

Portais Hiperespaciais

Em 2021 foram construídos diversos portais por todo o Sistema Solar, chamados de Portais Hiperespaciais. Eles são "atalhos" pelo Sistema Solar.

Solar System Web

Uma dos maiores avanços foi na área da computação, principalmente da internet. Na SSW, Web do Sistema Solar, o usuário literalmente flutua entre os sites e pastas a procura de informação. Ela teve que passar por uma grande mudança para que todo o Sistema Solar se pudesse conectar.

Personagens

Spike Spiegel
Este caçador de recompensas de 27 anos nasceu em Marte. Spike foi integrante do misterioso sindicato do crime Red Dragon. Spike aparenta ser um cara distraido e relaxado, mas ele é atento a tudo e tem uma ótima prestidigitação. Ele diz estar morto e a ideia de morrer não o preocupa. Na verdade, nada parece preoucupá-lo, excepto quando o nome de Julia, uma estranha mulher do seu passado, ou Vicious, seu antigo companheiro no sindicato do crime, é mencionado e ele larga tudo para ter notícias deles. Em alguns momentos ele arrisca a sua vida, não se importando se se vai ferir ou não. Ele é especialista na arte do Jeet Kune Do, o estilo de luta de Bruce Lee. Sua arma preferida é a Jericho 941. Um excelente piloto, Spike possui a nave chamada Swordfish II, um antigo caça de corridas dos asteróides agora remodelado e equipado com um canhão de plasma. A filosofia de Spike parece se basear nos ideais imediatistas dos antigos samurais: considerar-se morto e a idéia de que a morte é um acordar de um sonho, ambos pensamentos são elementos do Bushido, ilustrado pelo Hagakure.

O seiyuu (ator dublador) de Spike é Koichi Yamadera (curiosidade: o mesmo ator que dublou Kaji Ryoji em Neon Genesis Evangelion] na versão japonesa e Steven Blum (creditado como David Lucas) na versão em inglês.

Jet Black
Jet, um ex-policial de 36 anos de Ganimedes (um dos satélites de Júpiter), nascido a 3 de Dezembro, age como um pai de Spike durante a série. Em seus tempos de ISSP (Inter Solar System Police) era conhecido como Black Dog, apelido dado por ser reconhecido como o cachorro preto que uma vez mordendo, nunca mais larga. Enquanto Spike age como um preguiçoso desinteressado, Jet trabalha no duro e é um verdadeiro pau-para-toda-obra. Jet foi um investigador da ISSP por muitos anos até perder o seu braço esquerdo em acção, que foi substituído por um braço cibernético (mais tarde mostrando-se uma opção bastante pessoal, já que na época os implantes biológicos eram realidade). O seu maior desgosto foi a corrupção na polícia e saiu da ISSP para tornar-se caçador de recompensas. Jet considera-se um homem renascentista: ele cria e cultiva bonsais, cozinha e adora o estilo Jazz/Blues de música, especialmente Charlie Parker, além de se interessar por Johann Wolfgang von Goethe. Jet mostra-se como um verdadeiro pai-coruja na série, embora goste que o veja como apenas um irmão mais velho (justamente por fazer parecer mais novo do que aparenta). Jet é um ótimo mecânico e piloto, sua nave é a Bebop, mas também pilota uma nave menor, a Hammerhead. Sua arma favorita é a Walther P99.

O seiyuu (actor dublador) é Unsho Ishizuka (curiosidade: o mesmo dublador de Quent Yaiden da série Wolf's Rain do mesmo grupo que criou Cowboy Bebop) na versão japonesa e Beau Billingslea (creditado como John Billingslea) na versão em inglês.

Faye Valentine
Faye tem aparentemente 23 anos, embora tenha nascido 77 anos antes, foi preservada numa câmara de congelamento criogenia por 54 anos. Ela é uma mercenária que só pensa em si mesma. Tornou-se uma caçadora de recompensas para tentar pagar uma dívida com um hospital (o que a manteve viva todo esse tempo); as circunstâncias do seu acidente, sua vida antes dele, bem como seu verdadeiro nome continuam um mistério, que vai sendo revelado conforme a série progride. Ela acordou do seu sono criogênico com amnésia total, num estranho mundo que ela não compreende. Seu sobrenome "Valentine" foi dado pelo diretor que cuidou dela (o Dr. Bakus). Ela também é conhecida como "Poker Alice", a lendária jogadora de poker que jamais perdeu um jogo em vida.

Como sempre foi passada para trás desde que acordou de seu sono de 54 anos, Faye mostra-se egoísta, materialista e durona na maior parte do tempo perante outros. Talvez uma forma de escudo, pois ao longo da série mostra seu *verdadeiro* lado emotivo e frágil em dadas circunstâncias. Dentre os vários boatos que chegam aos seus ouvidos sobre sua origem, é dito que a sua verdadeira origem é, na verdade, Singapura, no planeta Terra, local onde vivia a sua família, dita rica. A sua nave chama-se Redtail e a sua arma preferida é a Glock 30.

Megumi Hayashibara (curiosidade: a mesma actriz que dublou a voz de Ayanami Rei em Neon Genesis Evangelion e Lime em Saber Marionette J Again) é a seiyuu na versão japonesa e Wendee Lee na versão em inglês.

Edward Wong Hau Pepelu Tivrusky IV
Edward Wong Hau Pepelu Tivrusky IV, ou somente Ed, é a maior hacker do planeta Terra e tem somente 13 anos! É normalmente confundida com um menino por andar sempre descalça e desarrumada. Ed resolveu sair da Terra na primeira oportunidade que teve: quando a nave Bebop chegou ao planeta. A sua habilidade como hacker chega a superar qualquer pessoa e sua ajuda é preciosa para a tripulação: ela pode achar qualquer pessoa na Solar System Web SSW com o seu computador, batizado de Tomato, ajudando muito na caça dos procurados.

Ed tem um estilo estranho e bastante engraçado, atitudes infantis, rimas bobas, tem uma facilidade enorme para a distracção e chega a parecer uma contorcionista durante a série. Realmente as suas expressões são as físicas: você vê-la a correr, rastejar, rolar, plantar bananeira ou algo parecido. Pode-se dizer que Ed é a alma da Bebop. Quase impossível não rir com várias das suas atitudes e reacções durante a série (especialmente no episódio Mushroom Samba). Pouca coisa se sabe sobre sua vida antes de se tornar membro efetivo da Bebop (sim, ela se integra ao grupo por 'livre e espontânea pressão'), apenas que já viveu num orfanato no planeta Terra e que um homem chamado Appledelhi Siniz Hesap Lütfen parece ser seu pai verdadeiro.

Ed gosta de Jet e se dá bem com ele, assim como Jet age como um pai substituto para Ed. Embora ela tente ter relações com Faye, algo como uma irmã mais velha, Faye simplesmente a ignora. Spike nem é necessário comentar, já que odeia crianças.

Ed parece ser a única pessoa na Bebop capaz de compreender Ein. A personagem Ed, no começo da produção seria na verdade um garoto, mas para serem justos quanto a porcentagem de género sexual, fizeram-na como uma menina. O design original até é usado num dos episódios de Cowboy Bebop: um dos garotos que rouba uma revista porno do quiosque de Annie/Anastacia, conhecida de Spike. Ed no passar da série apega-se a Ein, mostrando-se uma verdadeira inversão de papéis, já que Ein mostra-se cada vez mais humanizado e Ed mostrando-se cada vez mais instintiva, chegando a morder alguns procurados durante uma cena.

A seiyuu de Ed é Aoi Tada na versão japonesa e Melissa Fahn na versão em inglês.

Ein
Ein é um cão da raça Pembroke Welsh Corgi que chega a bordo da Bebop junto com Spike depois de ele falhar a captura de um procurado. Ein é o que pode se chamar de "cão-de-dados": enquanto a série de TV não explica o que isto quer dizer, o mangá mostra Ed acessando os dados gravados no cérebro de Ein por uma interface de realidade virtual. Obviamente, Ein é extremamente inteligente, estando apto a atender o telefone, usar a Internet, e fazer inúmeras outras coisas que um cão não poderia fazer normalmente. Primeiramente, Ein se afeiçoou a Jet, mas com a chegada de Ed à equipe, ele fica com ela todo o tempo. Os dois combinam bem: Ein expressa-se com sentimentos humanos e Ed regride a um estado feroz.

Uma de suas cenas mais interessantes é justamente no episódio Mushroom Samba, onde divide cenas com Ed, onde ele, após uma cena de perseguição agradece a uma vaca, a seu modo, mas agradece. Seu nome provém de um pequeno trocadilho, pois em japonês, cachorro é inu, mas em alemão, Ein significa um, mas também é um diminuto para o nome Einstein, obviamente uma homenagem a Albert Einstein, devido a sua inteligência. No mais, deriva realmente de Einstein, uma vez que se pronuncia "Áin".

Vicious
Vicious é um homem do passado de Spike. Os dois já foram companheiros no sindicato do crime Red Dragon, mas eles acabaram por se apaixonar pela mesma mulher, Julia. Vicious é ambicioso e fechado, tenta fazer tudo para segurar sua posição de poder. Sua arma favorita é uma katana, que leva para todos os lugares e que pode ser incrivelmente destrutiva. Vicious acredita que é o único que pode matar Spike.

Vicious aparece muito pouco durante toda a série, e quando aparece, está sempre vinculado ao passado de Spike. Frio e bastante violento, Vicious almeja ser o chefe da Red Dragon, desprezando seus actuais chefes, taxando-os de velhos cadáveres.

Vicious também lutou na Guerra de Titã, em 2068, onde conheceu Gren/Grencia Mars Elijah Guo Eckener. Pouco se sabe sobre seu passado ou mesmo sobre suas reais intenções, mas sabe-se que está a aguardar a hora de confrontar-se com o seu inimigo, mais cedo ou mais tarde.

O seiyuu de Vicious é Norio Wakamoto (curiosidade: o mesmo que dublou Cell em Dragon Ball Z, Kagato em Tenchi Muyo e Alexander Anderson em Hellsing OVA) na versão japonesa e Skip Stellrecht (creditado como Henry Douglas Grey) na versão em inglês.

Julia
Julia é uma bonita e misteriosa mulher que faz parte do passado de Spike e Vicious. Um triângulo amoroso entre os três que terminou com a camaradagem entre os dois, causando a saída de Spike do sindicato. Julia aparece em flashbacks várias vezes durante a série, mas só aparece pessoalmente nos capítulos finais. Julia age como um contraste ao mundo dela. Ela realmente ama Spike, mas sabe que Vicious matará ambos se voltarem a se encontrar, sendo assim, Julia jamais apareceu no cemitério, onde ela e Spike marcaram para o reencontro e a subsequente fuga. Julia é uma homenagem à personagem Fujiko de Lupin III, o seu nome foi usado por se tratar de uma música dos Beatles de mesmo nome, do The White Album.

A seiyuu de Julia é Gara Takashima (curiosidade: a mesma que fez a voz de Rosa Cheyenne em Silent Möbius TV e Carly Witwicky em Transformers)na versão japonesa e Mary Elizabeth McGlynn (creditada como Melissa Williamson) na versão em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário