Menu

Anime Home

^^Radio Blast^^

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

As Meninas Super Poderosas Geração Z













O animê, de 52 episódios, é uma produção de Yoshiya Ayugai, Mark Buhaj, Hiromi Seki e Hideo Katsumata, com direção de Hiroyuki Kakudō, desenhos de Miho Shimogasa e desenvolvido por Cartoon Network, Toei Animation, Aniplex e TV Tokyo. Com dois volumes, o mangá foi publicado pela revista Ribon, da editora Shueisha, e ilustrado por Shiho Komiyuno. Ambas as produções são baseadas na série de animação estadunidense The Powerpuff Girls e foram emitidas entre julho de 2006 e junho de 2007 no Japão.

A estreia do animê em língua portuguesa foi na filial brasileira do canal pago Cartoon Network, em 2 de agosto de 2008, e a versão portuguesa é levada ao ar desde 8 de novembro do mesmo ano pelo canal público RTP2. A série possui também um jogo com seus personagens e um CD com a trilha sonora oficial.

A série, do gênero mahō shōjo, conta a história de Momoko Akatsutsumi, Miyako Gōtokuji e Kaoru Matsubara, três meninas que obtêm super-habilidades após um acidente químico, tornando-se defensoras da cidade de Tóquio com a finalidade de derrotar os monstros que surgiram através do mesmo acidente e de um misterioso pó escuro.

Criação do Chemical Z

A história começa em Tóquio, no Laboratório Nacional de Ciências, um lugar dedicado a pesquisas importantes desde antes do século XX, durante o período Edo. O Laboratório é lar da família de Professor Utonium desde sua fundação.

Professor Utonium e seu filho Ken Kitazawa faziam testes com uma substância chamada Chemical X, até que o cão-robô Peach deixou cair um bolinho de arroz dentro do recipiente cheio de Chemical X. A substância reage com o bolinho, gerando outra nova, sendo esta batizada de Chemical Z.

Nascimento das heroínas e dos vilões

Logo após a criação do Chemical Z, depois de alertado pelo prefeito da cidade sobre a aproximação de um iceberg gigante ao litoral, Ken usa, mesmo com a proibição de seu pai, o Chemical Z para destruir o iceberg. Seu uso gerou uma inesperada série de raios brancos e pretos pelo céu.

Três meninas — Momoko Akatsutsumi, Miyako Gōtokuji e Kaoru Matsubara —, ao tentarem salvar crianças menores do impacto com os desconhecidos raios brancos, foram envolvidas por esses, adquirindo superpoderes e transformando-se assim nas Powerpuff Girls Z (nome também abreviado como PPGZ). Da mesma forma, os raios pretos atingem outras pessoas e animais, gerando monstros. Usando seus poderes a pedido do Prefeito, Hyper Blossom (Momoko), Rolling Bubbles (Miyako) e Powered Buttercup (Kaoru) dedicam suas vidas para combater crimes e a maldade em sua cidade. Também atingido por um dos raios brancos, Peach adquire características emocionais humanas e poder de fala. Os raios negros atingem também outras pessoas, seres vivos e objetos, transformado as vítimas em monstros, que causam uma série de incidentes na cidade.

Personagens

As Powerpuff Girls Z


As personagens principais da série, Momoko Akatsutsumi, Miyako Gōtokuji e Kaoru Matsubara, têm treze anos de idade, estudantes do antepenúltimo ano do Ensino Secundário (chūgakkō) de uma escola japonesa em Tóquio. Por até o acidente químico elas estudarem em salas diferentes, conheciam-se apenas de vista. Cada uma tinha certa fama: Momoko era conhecida como a mais otaku do colégio, Miyako, como a mais admirada, e Kaoru, como a maior esportista.

Seus nomes de combate, Hyper Blossom, Rolling Bubbles e Powered Buttercup, são derivações das personagens correspondentes da animação americana, Blossom, Bubbles e Buttercup. Após adquirirem superpoderes, as meninas são transformadas de volta ao normal por Professor Utonium, podendo alternar entre suas duas formas quando necessário. Em acordo com o Prefeito, as Powerpuff Girls Z tornam-se defensoras da cidade e ficam comprometidas de guardar segredo de suas novas identidades, tentando conciliar a vida normal com a vida de heroínas.

Como as personagens originais, Hyper Blossom é ruiva e Rolling Bubbles, loira, mas Powered Buttercup tem cabelo azul-acinzentado, diferente do preto da Buttercup americana. Outras semelhanças com o original são as personalidades das meninas: Momoko é a líder e a estrategista, doce e meiga; Miyako é calma, gentil,inocente e avoada; Kaoru é estressada, rude e áspera. Contudo, exclusivamente no animê, Momoko é a mais engraçada, Miyako, vaidosa e Kaoru, pouco feminina. Seus cabelos, com algumas diferenças, se parecem com os das correspondentes americanas: Momoko usa franjas e rabo-de-cavalo longo preso por um laço vermelho, Miyako, cabelo repartido e marias-chiquinhas encaracoladas, e Kaoru, cabelo pontudo, mas mais que no original. Seus principais poderes — superforça, supervelocidade e voo— são também semelhantes aos das originais. Uma das principais diferenças das heroínas japonesas para as originais é o fato de as Powerpuff Girls Z não terem em comum um lar e um pai. No fundo de diversas cenas, Momoko é simbolizada por corações cor-de-rosa, Miyako, por bolhas azuis, e Kaoru, por estrelas verdes. Seu grito de guerra é "As Lendas da Ciência do Amor Combatente! Powerpuff Girls Z".

Quando transformadas, usam uniformes com as cores das roupas que usavam no momento do acidente: o de Hyper Blossom tem vestido cor rosa forte e colete rosa, o de Rolling Bubbles, vestido azul-céu e colete azul-claro, o de Powered Buttercup, vestido verde e colete amarelo. Seus olhos já tinham a mesma cor de cada vestido, assim como são no desenho original. A borda da saia e as alças e gola dos vestidos são pretas. Cada colete tem três botões, mangas, golas e borda inferior da cor do vestido, uma letra P grafada em amarelo com bordas brancas do lado esquerdo do colete, um traço da cor do vestido que forma um coração branco no dorso do colete e uma listra central branca na gola e na borda dele. Completando a vestimenta, cada menina usa um par de tênis da cor do vestido e branco sem cadarço, gargantilha preta com um P amarelo, anel da cor do vestido com um P inscrito na cor do colete, um par de brincos esféricos brancos, um par de luvas pretas sem dedos e braceletes brancos com uma listra mediana da cor do vestido. Rolling Bubbles também usa um prendedor de cabelos azul e Powered Buttercup, dois verdes. Na sola branca do tênis existe uma espécie de propulsor, na cor de seus vestidos, que, quando selado, impossibilita as meninas de voar.

É usado, mesmo sobre as roupas casuais das meninas, um cinto branco equipado com, ao invés de fivela, um Belt Compact, instrumento usado para a transformação e comunicação, em forma de disco e aparência similar aos anéis. Detalham o cinto três pontos nas cores de cada vestido e cinco amarelos, à direita, e dois amarelos à esquerda. Sem seus cintos, as meninas ficam impedidas de se transformar nas Powerpuff Girls Z.

Como armas, as meninas usam derivações superpoderosas dos brinquedos usados pelas crianças que elas tinham salvado: a de Hyper Blossom é um ioiô de cor rosa forte com um P rosa inscrito, a de Rolling Bubbles, um cetro branco e azul-céu que faz bolhas, e a de Powered Buttercup, uma marreta de Daruma Otoshi gigante e amarelo, com um P verde em cada ponta da cabeça e detalhes em azul e azul-acinzentado, pesada o suficiente para só ela conseguir sustentar. As armas na maioria das vezes surgem ou desaparecem das mãos das Powerpuff Girls Z, numa troca de posição da câmera no momento em que as meninas as materializam.

Personagens auxiliares


A família Kitazawa é composta por Professor Utonium, sua esposa (cujo nome não é revelado) e o filho do casal, o superdotado Ken. Utonium e Ken são cientistas e residem no Laboratório Internacional de Ciências, em Tóquio, enquanto a mãe de Ken trabalha há três anos numa estação espacial. Como Ken é apenas uma criança, Utonium precisa fazer as vezes de pai e mãe, e provavelmente pelo fato de Ken não ter sido educado numa escola, ao lado de colegas, Peach, um cão-robô criado por Utonium, é o único amigo de Ken. Após o incidente do Chemical Z, as Girls passam a frequentar o lar dos Kitazawa, assumindo elas os papéis de "irmãs mais velhas" de Ken ou "filhas" do Professor.

Geralmente, Professor Utonium é contatado pelo Prefeito, ao lado de sua secretária, Miss Bellum, sobre os incidentes causados pelos monstros. Após o contato, Peach é encarregado de mandar um sinal de aviso às Powerpuff Girls Z. Na maioria das vezes, as heroínas são chamadas enquanto estão em aula, e seus professores, que não sabem de suas identidades secretas, quase sempre não impedem a saída das garotas. O único que sabe do segredo na escola, além as próprias Girls é o Diretor do colégio, que é irmão do Prefeito.

Famílias das Powerpuff Girls Z

Diferentemente da série original, as Powerpuff Girls Z não são da mesma família. Em suas respectivas famílias, Momoko é a criança mais velha, Miyako é filha única e Kaoru é a irmã do meio de dois garotos. Em The Powerpuff Girls, as meninas vivem numa casa-laboratório, tendo Professor Utonium como pai adotivo. Já em Demashita! Powerpuff Girls Z, Momoko mora com seus pais e sua irmã, Kuriko, numa casa térrea, Miyako vive junto de sua avó, Kiyoko, numa casa de estilo tradicional japonês, e Kaoru mora com sua mãe, Mitsu, seus irmãos, Dai e Shō, e mais tarde também com seu pai, Tokio, num apartamento.

Vilões e monstros

A maioria dos vilões de Demashita! Powerpuff Girls Z eram pessoas, animais, organismos e objetos normais até serem atingidos pelos raios negros gerados na explosão provocada pelo Chemical Z, transformando-se em monstros. Os monstros são tomados por emoções negativas, seus aspectos físicos são alterados, adquirem superpoderes e tornam-se mais ambiciosos.

Dentro do iceberg destruído por Ken havia uma caixa abandonada desde o período Edo. A caixa era revestida por uma substância branca e brilhante, e dentro da caixa havia um pó escuro. O pó escuro é feito de uma substância capaz de transformar seres vivos e inanimados em monstros, e era controlado por um monstro-mor, conhecido no período Edo simplesmente como Ele. A substância que revestia a caixa foi criada pelo alquimista Kennai Hiraga a fim de combater Ele. O composto foi batizado de kennainium, em homenagem a Kennai. Kennai lançou o kennainium sobre três meninas: Momo, Omiya e Okō. Elas ganharam poderes sobre-humanos, transformando-se em super-heroínas, batizadas por Kennai de Ōedo Chakichaki Musume. As Chakichaki Musume derrotaram Ele, que foi adormecido e lacrado num sarcófago, e teve seu pó escuro confiscado e lacrado numa caixa revestida de kennainium, sendo essa jogada ao mar. Com a explosão do iceberg por Ken, o Chemical X foi influenciado pelo kennainium e pelo pó negro de Ele, gerando, respectivamente, os raios brancos e negros.

Dentre vários monstros, são oriundos da série americana os seguintes:

* Mojo: um macaco que vivia no Zoológico de Tóquio. Tem o objetivo de dominar o mundo, fazendo uso de seu robô, o Mojo Robo;
* Fuzzy Lumpkins: de forma original desconhecida, era um animal da mata das montanhas. É muito possessivo e é apaixonado por Miss Bellum;
* Princess: Princess é o alter-ego da menina milionária Himeko Shirogane, dona da gata Sapphire, tendo ambas sido atingidas por um raio negro. Himeko se transforma em Princess quando Sapphire grita de dor. Himeko, mesmo não transformada num monstro, é exibicionista e requer muito mimo;
* Amoeba Boys: um trio de amebas que adquiriram características animais no contato com um dos raios negros. O bando, composto por Silk Hat (o líder), Poncho e Lady, a única fêmea, tentam aproveitar sua sobrevivência ao acidente cometendo crimes, mas são muito desastrados para obter sucesso;
* Sedusa: alter-ego de Sakurako Kintoki, uma doceira adolescente. Transforma-se em Sedusa ao entrar em contato com cosméticos, tornando-se uma ladra obcecada por jóias e aparência sexy a fim de impressionar o afeto de sua versão humana, o jovem Sōichirō;
* Gangreen Gang: grupo de cinco monstros delinquentes jovens, todos de pele verde. Cada um dos cinco integrantes (Ace, Big Billy, Little Arturo, Snake e Grubber) tem um poder diferente;

Também provindos de The Powerpuff Girls, mas não diretamente dos raios negros:

* Ele: adormecido durante séculos, Ele é despertado, recolhendo e espalhando novamente seu pó negro para gerar novos monstros;
* Rowdyruff Boys: três meninos (Brick, Boomer e Butch) criados por Mojo a fim de ajudá-lo a destruir as Powerpuff Girls, mas que são travessos o suficiente para não obedecerem ao próprio Mojo, atazanando as heroínas por conta própria,mesmo assim são derrotados da mesma forma que na animação original(para ironia dos telespectadores)isso mostra que ainda travessos todo o ódio que eles tem é por não aceitarem que no fundo gostam delas.

3 comentários: